Terça-Feira, 16 de Julho de 2024

Inclusão Produtiva é destaque no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Conheça os vencedores.

Categoria recebeu o maior volume de inscrições desta edição, com 402 projetos.

Autor: Redação - ASN Nacional (SEBRAE)

 

Crédito: Erivelton Viana.

 

As boas práticas municipais que induziram o desenvolvimento e fortaleceram o empreendedorismo ganharam destaque no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Na noite desta terça-feira (11), em Brasília (DF), foram revelados os vencedores nacionais em cada uma das 10 categorias da premiação. Ao todo, 240 projetos disputaram a grande final após a etapa estadual, que contou com a participação de representantes municipais de todas as Unidades da Federação.

A cerimônia teve a presença de gestores públicos, lideranças e autoridades que acreditam no potencial do empreendedorismo para transformar realidades, superar desafios e construir uma sociedade mais próspera e inclusiva. “Nós vamos sair desse evento com uma enorme responsabilidade: aqui está a grande solução, sobretudo para um país inclusivo, que possa distribuir a renda e eliminar problemas que infelizmente ainda são visíveis em nossas cidades”, destacou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a relevância dos gestores para o desenvolvimentos dos pequenos negócios nos municípios. Foto: Erivelton Viana.

A maioria das prefeituras premiadas não estão resolvendo os problemas da inclusão e da empregabilidade com antigos modelos de desenvolvimento, mas trazendo estratégias inovadoras.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Décio Lima lembrou da força dos pequenos negócios nas economias locais e da necessidade de apoiar os empreendedores brasileiros. “Precisamos oxigenar os pequenos negócios, levar crédito a quem responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 55% dos empregos formais. Para isso, estamos com a maior carteira de crédito, para as micro e pequenas empresas, já criada na história do país dentro do programa Acredita”, ressaltou.

José Zeferino Pedrozo, presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, enalteceu a contribuição dos municípios para o desenvolvimento do país e parabenizou a atuação dos prefeitos finalistas pelo trabalho em prol do empreendedorismo em suas localidades. “As boas práticas que conhecemos aqui são a semente que faz brotar um novo Brasil, nação mais acolhedora para seus cidadãos, com menos desigualdade e mais oportunidades. Isso faz nascer um ciclo virtuoso para o crescimento, inclusão e sustentabilidade, propiciando mais oportunidades para todos”, frisou.

O deputado federal Helder Salomão (PT/ES), presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, salientou o papel dos municípios no fortalecimento do empreendedorismo. “É efetivamente nas cidades que a vida acontece. É lá que a população espera ver resultados e que a sua vida melhore. E é por meio de propostas, projetos e ações inovadoras e empreendedoras que podemos mudar a vida das pessoas e das nossas cidades”, enfatizou. Ele contou que recebeu o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora por duas vezes enquanto prefeito de Cariacica/ES. “Eu já vivi essa emoção”, relembrou.

Michel Ângelo Bomtempo foi o campeão na categoria Empreendedorismo na Escola com o projeto: “Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego”. Crédito: Erivelton Viana.

O prefeito de Assaí (PR), Michel Ângelo Bomtempo, foi escolhido para falar em nome dos vencedores.

Todos que estão aqui mereciam ganhar este prêmio, porque é um trabalho difícil. Fomos julgados por pessoas muito competentes. É um prêmio que demonstra o mapa do Brasil.

Michel Ângelo Bomtempo, prefeito de Assaí (PR).

O secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar, representou o chefe da pasta, Márcio França. Em sua visão, os finalistas são o exemplo de dedicação das gestões municipais. “Eles demonstram criatividade, energia e compromisso, atributos necessários para que possam enfrentar os desafios do Brasil profundo e real”, comentou.

Em prol do empreendedorismo e desenvolvimento

O XII PSPE recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todo o país – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Na história do prêmio, que teve início em 2001, já são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.

 

O prefeito de Porto Murtinho (MS), Nelson Cintra Ribeiro, levou o prêmio na categoria Inclusão Produtiva. O prêmio foi entregue pelo ministro em exercício do Ministério do Empreendedorismo, Tadeu Alencar, e pela diretora superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun. Crédito: Erivelton Viana.

A edição deste ano apresentou duas novas categorias: Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Rural. A Prefeitura de Porto Murtinho (MS) foi a grande vencedora da categoria Inclusão Produtiva, com projeto “Porto Murtinho na Rota”. A categoria foi a que recebeu o maior número inscrições neste ano, com 402 projetos.

 

 

O prefeito Aldair Júlio Pereira, de Rolim de Moura (RO), recebeu o prêmio de Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e de Priscila Felizola, superintende do Sebrae/SE. Crédito: Erivelton Viana.

Já a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), com o projeto “Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional”, disputou o prêmio com 346 concorrentes e foi a vencedora nacional na categoria Empreendedorismo Rural.

 

Dario Paixão, secretário de Inteligência Artificial de Curitiba, recebeu o prêmio das mãos do presidente do Conampe Ercílio Santinoni e do vice-presidente do CDN, Mário Borba. Crédito: Erivelton Viana.

O estado do Paraná contou com duas prefeituras vencedoras. Com o projeto “Curitiba Cidade Sustentável”, a Prefeitura da capital ganhou na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente. Já a Prefeitura de Assaí (PR) levou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola com o projeto “Assaí Tech: Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego”.

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, e Marcela Flores, conselheira do Sebrae pela ANPEI, entregaram o prêmio à prefeita de Tauá/CE, Patrícia Aguiar, pelo Programa Alimentação Escolar Regionalizada, na categoria Compras Governamentais. Crédito: Erivelton Viana.

A Região Nordeste foi representada pelas prefeituras de Recife (PE), vencedora na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; de Estreito (MA), campeã da categoria Sala do Empreendedor; de Tauá (CE), ganhadora da categoria Compras Governamentais; e pelas prefeituras de 11 municípios consorciados da Bahia que foram vencedores da categoria Governança Territorial.

O vencedor na categoria Turismo & Identidade Territorial foi o projeto “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!”. Quem entregou o troféu ao prefeito de Brotas (SP), Leandro Corrêa, foi Anacleto Ortigara, presidente da Associação Brasileira de Sebraes estaduais, e André Godoy, executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Crédito: Erivelton Viana.

O projeto “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!”, da Prefeitura de Brotas (SP), levou a melhor na disputa da categoria Turismo & Identidade Territorial, na qual enfrentou outros 350 projetos inscritos. Na categoria Cidade Empreendedora, o vencedor foi o projeto “Dash um banho, Floripa!” da Prefeitura de Florianópolis (SC).

O prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Silveira Neto, recebeu o PSPE pelo projeto “Dash um banho, Floripa!”, inscrito na categoria Cidade Empreendedora. O presidente do Sebrae, Décio Lima, que também foi prefeito em Santa Catarina, anunciou o resultado e entregou o prêmio ao lado do presidente do Conselho Diretivo Nacional (CDN), José Zeferino Pedrozo, e do conselheiro do Sebrae Itamar Manso Maciel Junior. Crédito: Erivelton Viana.

Veja abaixo a lista dos vencedores por categoria:

  • Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo – Projeto: “Eita Recife”- Prefeitura de Recife (PE).
  • Sala do Empreendedor – Projeto: “Sala do Empreendedor Inteligente” – Prefeitura de Estreito (MA).
  • Compras Governamentais – Projeto: “Programa Alimentação Escolar Regionalizada” – Prefeitura de Tauá (CE).
  • Empreendedorismo na Escola – Projeto: “Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego” – Prefeitura de Assaí (PR).
  • Turismo & Identidade Territorial – Projeto: “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!” – Prefeitura de Brotas (SP).
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente – Projeto: “Curitiba Cidade Sustentável” – Prefeitura de Curitiba (PR).
  • Cidade Empreendedora – Projeto: “Dash um banho, Floripa!”- Prefeitura de Florianópolis (SC).
  • Governança Territorial – Projeto: “Oeste Limpo” – Prefeitura de Santa Rita de Cássia (BA) representante do consórcio formado por outros 10 participantes (Baianópolis, Barra, Buritirama, Correntina, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Muquém do São Francisco, Tabocas do Brejo Velho, Universidade Federal do Oeste da Bahia e Governo do Estado da Bahia).
  • Empreendedorismo Rural – Projeto: Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional – Prefeitura de Rolim de Moura (RO).
  • Inclusão Produtiva – Projeto: “Porto Murtinho na Rota” – Prefeitura de Porto Murtinho (MS).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Redação - ASN Nacional (SEBRAE)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2024 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: