Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024

Governo trabalha para integrar comunicação pública de TV, rádio e internet

Objetivo da atual gestão é criar a Rede E com conteúdo próprio de qualidade, valorizando a notícia, prestação de serviço e artistas locais

Autor: Secretaria-Executiva de Comunicação de MS

Governo trabalha para integrar comunicação pública de TV, rádio e internet

TV Educativa caminha para seus 40 anos de fundação de olho em uma comunicação integrada com rádio e internet (Fotos: Divulgação)

 

A Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS) está desenvolvendo a criação da marca Rede E desde o início da atual gestão no Estado. O objetivo é fazer comunicação pública integrada, com conteúdo próprio de qualidade.

O conjunto multimidiático reúne a TV Educativa (canais 4.1 e 4.2), a FM 104,7 e o Portal da Educativa. Neste ano, TV e a Rádio comemoram, respectivamente, 40 e 30 anos de existência. Durante este tempo, foram várias as conquistas, desafios e realizações e hoje o maior orgulho é uma grade com dez programas exclusivos pela TV e 28 pela rádio.

 

40 anos de história

No ano em que a TVE comemora seus quarenta anos de história, o diretor de TV, professor Carlos Filho, destaca produções locais, regionais e nacionais que tem como objetivo valorizar a arte, cultura, esporte e jornalismo, além de promover os serviços públicos oferecidos pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

O diretor de TV, professor Carlos Filho, destaca produções locais, regionais e nacionais que tem como objetivo valorizar a arte, cultura, esporte e jornalismo

 

“Como exemplo dos atendimentos oferecidos pela Rede E, podemos citar as coberturas feitas como forma de atender demandas de órgãos e autarquias, como é o caso do +MS Podcast, da Secretaria Estadual de Comunicação por meio da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) e Agência de Previdência do Estado (Ageprev), com informações e orientações a respeito do Censo Previdenciário. Também destacamos as mais de 40 transmissões feitas apenas no ano passado”, pontuou o diretor.

 

Objetivo é aumentar o número de produção própria sobre Mato Grosso do Sul

 

Já a Secretaria Estadual de Saúde foi atendida com a cobertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde; a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO) solicitou os serviços da REDE “E” na divulgação da Campanha Nacional Contra a Febre Aftosa.

 

Outro órgão atendido foi a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) por meio da transmissão da Conferência Estadual de Agricultura Familiar (Plano Safra), assim como também a Liga MS de Voleibol 2023, solicitada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

 

“Ano passado, tivemos a transmissão de vários festivais como por exemplo o Festival de Inverno de Bonito e o Festival América do Sul, realizado em Corumbá (ambas as solicitações vieram da Secretaria de Governo) e ainda o Festival de Música das Escolas Estaduais (MS in Concert) requisitado pela Secretaria Estadual de Educação. Também foi feita a transmissão da 83ª edição da Expogrande (Exposição Agropecuária Internacional de Campo Grande), ou seja, além de nossa produção local temos toda a cobertura de eventos importantes para o nosso Estado”, acrescenta o diretor.

 

Rádio 104,7

Uma década mais jovem que a emissora de televisão, a Rádio 104,7 FM também passou por diversas mudanças, inclusive estruturais e de tecnologia, mas a qualidade da programação, voltada para um público seleto e extremamente ligado às várias fases culturais do cenário musical e artístico em Mato Grosso do Sul, mantém-se em franca ascensão e qualidade, define o diretor de Rádio, Jonas de Paula.

 

Com 30 anos, rádio passou por diversas transformações

Grandes investimentos foram aprovados pelo Governo do Estado para elevar ainda mais a capacidade operacional dos veículos de comunicação pública levando até a população Sul- mato-grossense uma programação ainda mais regionalizada, inclusiva, moderna e de qualidade.

A qualidade da programação, voltada para um público seleto e extremamente ligado às várias fases culturais do cenário musical e artístico em Mato Grosso do Sul, se mantém em franca ascensão e qualidade — Jonas de Paula, diretor da FM 104,7

 

A grade de programação mantém o compromisso com a informação, prestação de serviço e divulgação dos artistas da nossa terra.

 

 

Gestão

O ano de 2023 foi um grande marco para a Fundação. Grandes investimentos foram aprovados pelo Governo do Estado para elevar ainda mais a capacidade operacional dos veículos de comunicação pública levando até a população sul-mato-grossense uma programação de qualidade.

“Quando assumimos a gestão, a emissora passava por graves problemas estruturais, desde a parte física a equipamentos. No início de 2023 fizemos um trabalho de reconhecimento dos problemas e no decorrer do ano fomos transformando todas as áreas”, explicou o diretor presidente Elias Mendes.

Destaca ainda a importância da parceria como a feita com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e a Cultura (Fapec) para o desenvolvimento de vários projetos, como é o caso do programa Tá Na Rua, uma produção exclusiva sobre educação para o trânsito com versões para rádio, tv e portal de notícias.

 

 

Sinal

A digitalização do sinal da tv já abrange cerca de 70% dos municípios de Mato Grosso do Sul. A modernização dos equipamentos tanto da rádio quanto da tv, possibilitam oferecer uma programação de qualidade e mais moderna.

A digitalização do sinal da tv já abrange cerca de 70% dos municípios de Mato Grosso do Sul

 

 

“Equipamentos de última geração foram adquiridos, como câmeras, mesas de corte e áudio garantindo maior qualidade de imagens e som, além da conectividade”, explicou a diretora de tecnologia Gislanne Leite.

São inúmeros os motivos para comemorar neste 2024 e a Rede E segue em constante evolução, como uma das principais emissoras educativas afiliadas a Empresa Brasileira de Comunicação e Rede Cultura no País.

 

 

Com informações da Secretaria-Executiva de Comunicação de MS

Fonte: Secretaria-Executiva de Comunicação de MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2024 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: