Terça-Feira, 05 de Marco de 2024

Fazenda Barranco Alto mostra as belezas do Pantanal

Área de grandes belezas naturais, fazenda mescla a pecuária extensiva e o turismo sustentável

Autor: Festaseventostv

Trabalho de manejo de gado (Foto: André Bittar/Reprodução)

 


Se tem algo que chama atenção no Pantanal é a diversidade e o contato direto com a natureza. Local de grandes paisagens, o turismo na região vem ganhando cada vez mais destaque após as gravações das novelas “Pantanal” e “Terra e Paixão”. Mas uma fazenda situada próxima ao Rio Negro, um rio livre de navegação de grandes barcos e com pouquíssima influência humana, faz sucesso há décadas entre os visitantes.

 

A Fazenda Barranco Alto é gerida pela família Schweizer. Preocupados com a região, o chefe da família, Jorge Schweizer, chegou na década de 1980 para proteger as terras que tanto o encantaram desde quando era criança. Na luta diária para manter a natureza, a fauna, a flora e a diversidade do Pantanal, Jorge e sua esposa Evelyn criaram seus quatro filhos com o legado da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

 

Um lugar feito para descansar o corpo e a mente, a Fazenda Barranco Alto oferece aos turistas o encontro com a natureza na forma mais singela. Durante todo o ano, centenas de pessoas aproveitam as belas paisagens para realizar passeios de carro, cavalgadas, canoagem, Birdwatching, pescas ou simplesmente curtir a família e a criançada em momentos de relaxamento. Uma das gestoras atualmente, Camilla Schweizer apresenta a Fazenda Barranco Alto ao Festas e Eventos TV.

 

“Aqui temos uma grande diversidade de animais silvestres vivendo conosco, só de aves são mais de 410 espécies já registradas na fazenda. Essa convivência é muito importante para nós porque nos dá força para trabalhar no que trabalhamos. Acordar cedo e dar de cara com um nascer do sol encantador, com os animais em nossa volta, tendo a oportunidade de contemplar as belezas naturais na sua simplicidade, não tem preço”, afirma Camilla.

 


Pecuária extensiva na Fazenda Barranco Alto (Foto: Lucas Leuzinger/Reprodução)

 


Camilla conta que a pecuária também é destaque na fazenda. Utilizando do sistema mais tradicional de criação de gado, a pecuária extensiva na Barranco Alto é um exemplo de preservação do ambiente e do cuidado com os animais.

 

“A pecuária extensiva caminha junto com o turismo sustentável, se você faz a coisa bem feita. O nosso Rio Negro é um rio cenográfico, porém estreito que não comporta um alto nível de turistas. Essa pouca intervenção humana é essencial para o balanço entre a pecuária tradicional e o turismo sustentável, podendo até se tornar um atrativo aos visitantes para que eles conheçam o dia a dia nas fazendas”, finaliza.

 

Sempre de portas abertas para receber turistas, a gestora conta que uma das melhores épocas para se hospedar na Fazenda Barranco Alto é no meio do ano. Os meses de seca, entre junho e novembro, são ótimas datas para o avistamento dos animais. Nesta época pode-se contratar viagens através de aluguéis de veículos traçados e durante os meses de enchentes (dezembro a maio), o acesso fica mais difícil, fazendo com que, muitas vezes, a única maneira possível de chegar a Fazenda Barranco Alto seja por via aérea.

 

Impactos das novelas gravadas em MS - A menina dos olhos no último ano, a região do Pantanal ficou ainda mais em evidência após as gravações de novelas globais. Para Camilla, a vinda da equipe se tornou uma grata surpresa pelo comprometimento e a oportunidade de ressaltar as belezas do bioma brasileiro.

 

“O que mais nos chamou atenção foi o preparo de toda a equipe antes de vir ao Pantanal. Fizemos vários workshops do que significa a vida no Pantanal, de como eles deveriam se comportar, principalmente em relação a natureza. E isso fez com que, novamente,   despertasse o interesse pela diversidade na região. As novelas chegaram em um momento em que o Pantanal era tema recorrente, por conta das queimadas e da entrada da soja. Hoje, com as tramas, podemos mostrar para todo o Brasil um Pantanal rico e cheio de vida.”

 


Fazenda Barranco Alto (Foto: Lucas Leuzinger/Reprodução)


A Fazenda Barranco Alto situa-se no Pantanal Sul, na Nhecolândia, às margens do Rio Negro. Para fazer reservas e obter mais informações, acesse o site ou siga as redes sociais

Fonte: Festaseventostv

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2024 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: