Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024

150 anos da comarca de Corumbá exalta a história da Justiça de Mato Grosso do Sul

Autor: Secretaria de Comunicação - [email protected]

 

 

 

Corumbá tornou-se a sede do Judiciário estadual de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, dia 26 de março, com o início das comemorações dos 150 anos de instalação da comarca. O evento, realizado no fórum local, celebra a história do Estado, do Judiciário do MS e do país. O encontro foi aberto pelo presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, na companhia de desembargadores da Corte sul-mato-grossense que se deslocaram para prestigiar a comemoração.

 

Na cerimônia de abertura, o presidente do TJ ressaltou a importância de se reverenciar o passado, pois é ele quem molda o presente. “Esse pilar essencial [o passado] é fundamental para o desenvolvimento saudável de uma sociedade, afinal, os caminhos que percorremos hoje começaram a ser demarcados 150 anos atrás pelos primeiros operadores do Direito que pisaram em terras pantaneiras”, afirmou o Des. Sérgio Fernandes Martins.

 

Como primeiro ato do sesquicentenário, foi inaugurado um totem na frente do Fórum com os nomes dos 67 magistrados que passaram pela comarca desde 1874. Em seguida, foi descerrada, ainda na calçada, a Placa nº 1 do “Rastros da História”, projeto do TJMS de preservação da sua memória. A placa contém um QR Code que redireciona o visitante, ao apontar a câmera do celular, para um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação do TJMS sobre histórias e curiosidades do local.

 

Em seguida todos puderam ouvir o hino nacional tocado pela Banda do Exército, enquanto o presidente, o prefeito da cidade, Marcelo Iunes, e o juiz diretor do foro, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, hasteavam as bandeiras Nacional, do Mato Grosso do Sul e do município de Corumbá, respectivamente.

 

Logo após, todos adentraram no prédio onde puderam assistir a apresentação cultural do artista Ruberval Cunha, uma performance poética com um texto embasado na história da criação de Corumbá que também abordou traços socioeconômicos da comarca.

 

Ainda nas comemorações da manhã, foi apresentada e aberta a “Cápsula do Tempo” para depósito de mensagens, objetos e documentos para serem selados e trazidos de volta em 2074, nas celebrações dos 200 anos da comarca de Corumbá. “Sabemos que a vida para ser compreendida nos ensina a olhar para trás, mas para ser vivida, nos convida a olhar para a frente. E foi nesse sentido que perguntamos e registramos na cápsula sobre o mundo que jovens gostariam de encontrar daqui a 50 anos”, disse o presidente do TJMS.

 

A cápsula foi carregada pelo Des. João Maria Lós, decano do Tribunal de Justiça, e pelo servidor mais antigo da comarca, Antonio Amauri Caceres. Os primeiros a depositar sua contribuição para o futuro foram os alunos Allan Matheus Araújo Pereira e Samara Sambrana Ferreira, da Escola Estadual Maria Leite, selecionados pela Secretaria Estadual de Educação para participar da solenidade. 

 

Foi então lançado um selo comemorativo dos 150 anos da comarca com a presença do superintendente dos Correios no MS, Gelson Leonel. No mesmo momento, foi obliterado o Selo nº 1, o qual será parte integrante do memorial da história da comarca e estará disponível para colecionadores posteriormente. 

 

Como ato final da cerimônia de abertura, foi inaugurada a exposição histórica para contar um pouco dos anos de desenvolvimento da comarca, especialmente pela mostra de processos históricos que representam recortes da sociedade corumbaense, suas crenças e costumes, além de painéis que abordam a linha do tempo do exército brasileiro e sua influência no processo civilizatório. A exposição contou com a parceria do Exército, Marinha, Ministério Público e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

A programação do evento continua nesta terça-feira com o teatro do monólogo do Processo do Barão de Vila Maria, às 18 horas, no Fórum de Corumbá. A peça narra o inventário aberto após a morte do barão em 1876 e que teve como inventariante uma importante figura histórica de Corumbá, o Coronel Antônio Joaquim Malheiros. A apresentação teatral tem o apoio do Município e será realizada por meio de sua Fundação de Cultura.

 

Durante a tarde, o presidente do TJMS ainda cumprirá agenda de reuniões. Às 16 horas, haverá a instalação do 2º Gabinete de Integração no fórum de Corumbá, com a entrega de equipamentos novos, de medalhas a servidores, além da assinatura de parcerias.

 

Também participaram da cerimônia de abertura as seguintes autoridades: o corregedor-geral de justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho; o secretário de segurança pública de MS, Antônio Carlos Videira; e o presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Henrique Alberto de Medeiros Filho.

 

Os registros fotográficos da cerimônia de abertura podem ser acessados pelo link https:////www.flickr.com/photos/200282038@N02/ 

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - [email protected]

  •  

Fonte: Secretaria de Comunicação - [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2024 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: