Sábado, 25 de Maio de 2024

Abril Verde: TJMS conscientiza sobre segurança no ambiente de trabalho

Autor: Secretaria de Comunicação - [email protected]

 

 

 

No mês de abril é celebrada a campanha Abril Verde, que tem como objetivo conscientizar e discutir  a importância da saúde e a segurança de trabalhadores e a prevenção de riscos no ambiente de trabalho. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul integra a iniciativa e está com a fachada do Gabinete dos Desembargadores iluminada com a cor verde durante o mês de abril.

 

Instituída pela Lei nº 11.121/2005, a campanha Abril Verde foi criada em virtude do Dia Mundial e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado no dia 28 de abril pela Organização Internacional do Trabalho. A campanha também faz referência ao dia 7 de abril, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Saúde.

 

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), foram registrados 612.900 acidentes de trabalho no Brasil em 2022, um aumento de 7,19% em relação a 2021. Deste número, cerca de 2,5 mil resultaram em morte do trabalhador.

 

Já a Previdência Social aponta que entre 2011 e 2022 foram notificados 7,5 milhões de acidentes de trabalho no país. Os homens representam 67% dos acidentes registrados, enquanto as mulheres são 32%. No entanto, os dados do órgão mostram que, enquanto a taxa de acidentalidade entre os homens diminuiu 10% em 2022, teve um aumento de 22% entre as mulheres.

 

Mato Grosso do Sul é o décimo terceiro Estado do Brasil em números de acidentes de trabalho, de acordo com o MPT. Foram 10.012 acidentes em 2022, sendo que apenas Campo Grande respondeu por 41% das ocorrências, seguido por Dourados, com 10%, e Três Lagoas, com 7%.

 

A campanha Abril Verde também ressalta a importância da valorização da saúde mental e da prevenção de problemas ambientais que possam afligir o bem-estar psíquico de trabalhadores no ambiente de trabalho.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - [email protected]

 

Fonte: Secretaria de Comunicação - [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2024 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: