Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024

TJMS celebra 150 anos da comarca de Corumbá com programação especial nos dias 26 e 27

Autor: Secretaria de Comunicação - [email protected]

 

 

A cidade de Corumbá irá se tornar a capital do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul com a celebração dos 150 anos de instalação da comarca no município, a primeira da região sul do então Mato Grosso. O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, e demais desembargadores da Corte sul-mato-grossense irão até a “Cidade Branca” para a programação comemorativa que movimentará o município nos dias 26 e 27 de março, incluindo o depósito de uma “cápsula do tempo” a ser aberta em 2074.

 

Na manhã do dia 26, mensagens, pequenos objetos e documentos serão depositados na “Cápsula do Tempo” que será reaberta daqui 50 anos, no ducentésimo aniversário da comarca. Magistrados, servidores da comarca, autoridades locais, representantes dos Poderes e instituições públicas do Estado, das forças armadas, de instituições de ensino superior, além de veículos de imprensa e de crianças que participam do programa Memórias do Judiciário nas Escolas, desenvolvido desde o ano passado pelo Departamento de Gestão Documental e Memória do TJMS, estão convidados a deixar um testemunho individual na cápsula para as futuras gerações.

 

Na tarde deste mesmo dia, será realizado o segundo Gabinete de Integração na comarca, no qual o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, fará as entregas oficiais de melhorias, de medalhas a servidores e assinatura de parcerias. Em seguida será apresentada uma peça teatral contando um processo histórico da comarca. A apresentação tem o apoio do Município de Corumbá e será realizada por meio de sua Fundação de Cultura.

 

No dia 27, pela manhã, mais duas placas do programa “Rastros da História” serão instaladas diante do antigo fórum e do museu da cidade. São placas de metal instaladas na calçada, numeradas de um a três e cada uma tem seu QR Code, remetendo a um vídeo na página do Memorial do TJMS, onde a história é contada e pode ser desdobrada em suas diversas ramificações. A primeira placa será instalada na manhã do dia 26, no fórum de Corumbá.

 

Encerrando a programação, uma Sessão Solene, na qual os Desembargadores do TJMS julgarão processos do Segundo Grau de jurisdição e farão entregas oficiais. A sessão contará com autoridades municipais e estaduais e será o momento de redigir a ata oficial do evento e depositá-la na “Cápsula do Tempo”, juntamente de mais cartas e documentos, antes de fechar definitivamente a urna que será afixada em seu local definitivo no fórum.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - [email protected]

Fonte: Secretaria de Comunicação - [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2024 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: