Sábado, 10 de Maio de 2025

Praça do Rádio foi tomada por dança, música e cultura nesta noite de quinta-feira

O clima frio e a garoa insistente de ontem à noite (31) não foram o suficiente para desanimar os campo-grandenses, especialmente aqueles com raízes paraguaias, de participarem do evento “1ª Aliança Cultural – Terra Gloriosa”, realizado na Praça do Rádio, na Avenida Afonso Pena.

Trazendo apresentações musicais e diversos números de dança, o evento foi possível graças à união de esforços entre o Ecossistema Dakila – Núcleo Tapé Aviru Paraguai e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

As centenas de visitantes puderam se acomodar nas cadeiras dispostas em frente à Concha Acústica Família Espíndola – todas cobertas por tendas, já prevendo o tempo instável. Ao lado, a população podia ainda conferir a carreta itinerante da ExpoLivro, adquirir artesanatos vindos diretamente de terras paraguaias, saborear vinhos do estande da 067 Vinhos ou aproveitar as várias opções de lanches enquanto curtiam as atrações.

O prefeito Marquinhos Trad marcou presença no encontro e comentou sobre a importância das colaborações da iniciativa privada com o município na promoção de eventos culturais como o desta quinta-feira.

“Toda parceria é bem-vinda, principalmente a que fomenta a cultura e traz a lembrança de um povo que ajudou a construir a nossa cidade, como o Paraguai. Há um número muito grande de paraguaios na nossa cidade. Aqui eles plantaram a boa semente, trouxeram princípios, se desenvolveram e aqui eles são extremamente importantes e necessários para a nossa Campo Grande. Por isso, esse laço de amor, de respeito, de afeto, de carinho; não apenas da cultura, mas também em todas as áreas que trazem a harmonia entre os seres humanos”, disse Marquinhos.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, também fez questão de reforçar que o órgão não consegue caminhar sozinho e que as parcerias público-privadas são uma parte fundamental de fomento à cultura e da exploração do potencial turístico da Cidade Morena. A 1ª edição do “Aliança Cultural – Terra Gloriosa” foi uma proposta trazida pelo grupo Dakila e a empresa 067 Vinhos.

“É importante destacar esse resgate, essa busca por saber que não só o Poder Público é responsável pelo desenvolvimento cultural das cidades, mas também empresários que aqui estão e que aqui deixam uma entrega para a população de Campo Grande. Hoje, essa aliança entre Brasil e Paraguai faz o intercâmbio de valorização cultural que é tão importante – entre os nossos irmãos paraguaios – e deixa também essa influência grande que nós temos aqui nos sul-mato-grossenses, que a gente tem de enaltecer e reforçar cada vez mais com esses encontros. Foi realmente uma noite gloriosa”, finalizou Max Freitas.

Esquentando a noite fria 

Não teve quem ficasse parado com os ritmos animados que embalaram a festa de ontem. Para afastar o friozinho e celebrar a música paraguaia, o grupo Jaguaru Folk foi o primeiro a subir ao palco, trazendo um repertório de canções no estilo polca e guarânia.

O grupo foi criado há menos de um ano e é composto por músicos bastante jovens, mas que já têm no currículo apresentações nas principais cidades do país vizinho, incluindo a capital Assunção e o município de Luque, no Centro de convenções da Conmebol.

Na sequência, o sexteto Las Paraguayas encantou os presentes com sua coreografia leve e as cores da bandeira do Paraguai nas vestimentas. O grupo apresentou um grande repertório de músicas e danças típicas, utilizando-se de chapéus, jarros e telas além das vozes.

Enquanto a cantoria ocorria no palco, no tablado montado abaixo o Elenco Folklórico de Luque apresentava vários números de dança com a temática do folclore paraguaio. O grupo conta com 25 artistas e utilizou diferentes adereços nas coreografias, desde bandeiras a garrafas equilibradas acima da cabeça.

Para a coordenadora do núcleo Tapé Aviru Paraguai do Ecossistema Dakila, Juliet Sarai, o evento realizado na Praça do Rádio serviu como demonstração do quão unificadas são as culturas e as tradições brasileiras e paraguaias. “Temos muitas ligações culturais, linguísticas e de história. É gratificante trazer para Campo Grande, através do grupo Tapé Aviru, os artistas paraguaios que por meio da dança e da música trarão o conhecimento, a frequência da alegria e com certeza uma noite inesquecível”.

Sequência do “Terra Gloriosa” 

A grande festa de ontem marcou a abertura da primeira edição do “Alianças Culturais”. O evento continua neste fim de semana e vai percorrer mais duas regiões de MS.

Hoje (1º), os artistas paraguaios vão mostrar seus talentos para os moradores de Corguinho, município a 99 km de Campo Grande. As apresentações serão realizadas na Praça Limirio Cândido Vilela, a partir das 18h.

Já no sábado (2), o grupo segue para o distrito de Taboco, situado a aproximadamente 58 km de Corguinho. Lá a programação está prevista para começar no mesmo horário, às 18h, em frente à Escola Francisco Nogueira Sobrinho, na Avenida Pedro Balduíno.

Fonte: Prefeitura de Campo Grande

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2025 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: