Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025

Professores das Escolas SESI fazem capacitação em novo programa de educação tecnológica

A equipe pedagógica da Rede SESI de Educação em Mato Grosso do Sul concluiu a capacitação em uma nova ferramenta de educação para ser aplicada ao ensino fundamental. Trata-se do programa "Jornada Z", desenvolvido pela plataforma Zoom Education For Life. O programa utiliza a metodologia do aprender-fazendo para estimular crianças e adolescentes a desenvolverem novas habilidades e competências.

Este ano, os alunos foram presenteados com o kit do Jornada Z para que pudessem envolver toda a família no processo de ensino-aprendizado. O assessor de tecnologias educacionais do SESI, Fabio Sousa, explica as vantagens oferecidas pela nova metodologia. “Com a Jornada Z, queremos ir muito além do Lego, que era a grande base da educação tecnológica até agora. O programa permite o acesso a outras tecnologias que possam falar aos alunos sobre pensamento computacional, construção de histórias, storytelling, conceitos de eletrônica, entre outros”, afirmou.

Ao longo de duas semanas, foram realizadas apresentações aos professores sobre o novo programa em cada uma das sete unidades da Escola SESI. O representante da Zoom no Estado, Leandro Salim, detalha como tem sido realizado o trabalho junto à comunidade escolar. “Não é só distribuição de material didático a alunos e professores. Estamos levando treinamento aos educadores e fazendo o acompanhamento das aulas no dia a dia. Também programamos diversas visitas durante o ano para entender quais ações podem ser tomadas, e já estamos planejando oficinas voltadas às famílias, para integrá-las ao processo”, comenta.

Saiba mais sobre a Jornada Z

Parceira de longa data do SESI, a Zoom está trazendo o programa “Jornada Z” em primeira mão para as unidades escolares de Mato Grosso do Sul. O programa foi pensado para ser um percurso contínuo de aprendizagem, a ser trilhado ao longo do ensino fundamental. As propostas integradas ao currículo e os objetivos de aprendizagem são orientados conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

1º e 2º anos - Story - as crianças investigam máquinas simples e aprendem a construir narrativas, ao mesmo tempo em que se iniciam no mundo do pensamento computacional.

3º ao 5º ano - Coding - os alunos exploram o funcionamento de máquinas complexas e resolvem desafios de automação, aprofundando conhecimentos computacionais

6º e 7º anos - Project - exploram conceitos de eletrônica e utilizam metodologia de projetos e linguagem de programação para solucionar desafios que envolvem sistemas mecânicos e processos de automação

8º e 9º anos - Life - desenvolvem projetos que enfatizam sistemas de comunicação através da robótica, automação e controle, com objetivo pensar os impactos de sua relação em um mundo cada vez mais conectado

Sobre a Zoom

A plataforma Zoom é uma das maiores empresas do Brasil no segmento de metodologias de ensino “maker”, que estimula os jovens a aprender por meio de aulas práticas e em laboratório. Criada em 1996, a empresa é pioneira na cultura “maker” no País e está presente em mais de mil escolas, envolvendo 2,5 milhões de alunos e 30 mil educadores.

Fonte: FIEMS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2025 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: