Envie seu evento
67 992841904Últimas Notícias
Proporcionar uma experiência que vá além da visitação e somar na construção do futuro dos estudantes de escolas públicas é um dos objetivos do Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento e, para isso, técnicos do Núcleo de Educação Ambiental foram a campo, na última quinta-feira (7), conversar com alunos e professores da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, os primeiros a visitarem o complexo depois da inauguração.
Os técnicos Daniel Ventura e Sueli Rocha Bomfim foram recebidos pelo diretor Márcio Beretta Cossato e o diálogo com os alunos e professores aconteceu no auditório da escola. “O objetivo dessa reunião é saber qual foi a mudança de postura do aluno, se ele foi bem recebido. É um mecanismo para a gente poder construir nossos documentos para as futuras escolas”, afirmou Sueli, que é responsável pelas atividades e projetos pedagógicos e didáticos do Bioparque.
Durante o bate papo, os alunos se mostraram entusiasmados com o que viram e aprenderam durante a visita ao Bioparque, no último dia 30 de março. “Um aprendizado diferente, acho que a diversidade de conhecer onde a gente mora e a importância de saber o que tem, mostrando a realidade e tamanho do Pantanal”, disse a estudante do terceiro ano, Ana Fernandes, 17 anos.
Kamile Matheus Vinha, 16 anos, do segundo ano, contou que estava ansiosa para conhecer o Bioparque e se encantou com a diversidade que encontrou. “Não foram somente os peixes que me encantaram, os fósseis, espécies, foi bem legal a experiência que tivemos no aquário. Foi bem além do passeio. Também gostei da arquitetura do aquário”, afirmou.
A visita rendeu algumas atividades dentro da sala de aula, como fez a professora de língua inglesa, Ana Andreia. “Nossa primeira ideia foi fazer um álbum digital das imagens que os alunos fizeram no aquário, descrevendo-as dentro da língua inglesa, para que eles pudessem também representar o sentimento deles em relação à visita ao Bioparque”, disse. A professora acrescenta que a visita serviu para reforçar a importância de cuidar do nosso bioma. “Vem acrescentar muito no nosso dia a dia, respeitar o nosso Pantanal, cuidar dessa biodiversidade e fomentar isso junto aos alunos é muito importante e faz com que nosso fazer pedagógico na escola de autoria seja também mais enriquecido”, disse.
Para o professor de história, João Felipe, é importante explorar a visita de alunos como “um momento gerador de novos projetos, novos entendimentos”. “É importante abordar toda a complexidade da biodiversidade que temos, dentro da sala de aula. Nas aulas de história em relação a como nós agimos com a natureza desde sempre e qual a nossa posição em relação à preservação da natureza hoje e também o que o Pantanal influencia nas nossas vidas enquanto moradores de Mato Grosso do Sul, e como utilizamos direta ou indiretamente esse bioma no nosso dia a dia”, pontuou.
O diretor Márcio Beretta destaca que o passeio foi importante para que os alunos conhecessem, na prática, a teoria do que aprendem em sala. “Os professores podem utilizar aquele espaço como um lugar para a aprendizagem. Desenvolver pesquisa, trabalhos, trazer o ensino e as atividades que o Bioparque oferece para dentro da sala de aula e a escola fazer essa parceria com o Bioparque para trabalho em comum. Aproximar o aluno um pouco também dessa prática, desse mundo da pesquisa”, opina.
O técnico do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque, Daniel Ventura, conclui que a reunião foi positiva. "Escutar do estudante que ele saiu diferente de lá, que ele conseguiu aprender algo, que a experiência o tocou de alguma maneira, para nós isso é um ganho e um convite para aprimorar mais os espaços e que as próximas escolas realizem uma visita com maestria, com qualidade e que fica sempre aquele gostinho de quero mais”, finalizou.
Prioridade
Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, as escolas públicas estão inseridas no grupo que terá prioridade nas visitas ao Bioparque Pantanal. “O Governo do Estado decidiu manter a gestão do Bioparque Pantanal com o ingresso gratuito com o objetivo de levar quem não tem condição de pagar por uma entrada, muitas vezes com valores que não alcançam o orçamento dessas famílias”, disse Reinaldo Azambuja.
Para atender a determinação do Governo, a direção do complexo está organizando perfis de atendimento para cada dia de funcionamento do Bioparque. “Estamos priorizando escolas públicas e a população em geral. A entrega deste empreendimento vai além de um ponto turístico, nós temos um perfil de educação e pesquisa e queremos dar o acesso destas informações para o máximo de pessoas possível, principalmente para as que têm menos condições de frequentar lugares como Bioparque”, explicou Maria Fernanda Balestieri, diretora administrativa do Bioparque Pantanal.
O Bioparque Pantanal foi entregue no dia 28 de março e as visitas do público geral terão início em maio. Dia 22 de abril será lançado o site por onde poderão ser feitos os agendamentos e a entrada é gratuita até o dia 31 de dezembro deste ano.
Joilson Francelino, Subcom
Foto: Edemir Rodrigues
Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Envie sua notícia
67 992841904 © 2025 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.