Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024

Vem aí Super Chef Merendeira: 135 profissionais se preparam para a competição do ano

O desempenho escolar também está ligado à alimentação, e nas escolas públicas, o nome de quem está por trás dessa função vai desde “tia da merenda” à cozinheira. São essas profissionais que desempenham o papel com técnicas adequadas para o preparo da merenda, e até mesmo carregando receitas prediletas dos alunos, que muitas vezes passam despercebidas pelo tamanho da importância de suas atribuições. Este ano, o Sebrae/MS fará a competição “Super Chef Merendeira”, onde 135 profissionais da cozinha de seis cidades do estado competirão entre si e, depois, farão a etapa final, prevista para maio, em Campo Grande.

As cidades participantes do Super Chef Merendeira são: Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Ladário, Deodápolis e Miranda. Em comum, elas fazem parte do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais que aderiram à iniciativa.

Segundo o coordenador de Compras Públicas do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, o evento tem como objetivo valorizar não só as merendeiras como aumentar as compras públicas na agricultura familiar. “É uma integração de objetivos para que o município adquira mais hortaliças, verduras e frutas do pequeno produtor local da agricultura familiar, para que assim esses produtos possam incrementar e valorizar as receitas que vão para as crianças nas escolas. Estamos trabalhando um ciclo virtuoso de valorização do pequeno produtor e da merendeira local”, destaca. Além disso, o coordenador reforça a contribuição de outros profissionais neste processo, como nutricionistas do município e diretoras das escolas.

 Super Chef Merendeira: Veja as fases

O desafio terá duas etapas: municipal e estadual. A primeira fase tem início na segunda quinzena de março. Primeiro, as profissionais participam de um workshop preparatório ministrado por um chef de cozinha com o objetivo demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes e, após a capacitação, cada participante terá que apresentar uma receita.

As cinco melhores receitas selecionadas deverão ser preparadas para um comitê julgador que irá elencar as três que se destacarem, classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar. Na etapa final prevista para maio, em Campo Grande, os profissionais vencedores de cada cidade farão a disputa entre si.

Cidade Empreendedora

Para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais que aderem à iniciativa. Uma das vertentes de trabalho é voltada para dar apoio aos pequenos negócios, seja no campo ou na cidade, para que eles possam melhorar a empresa, conquistar novos mercados e ampliar a lucratividade.

Nesse contexto, produtores da agricultura familiar recebem consultoria especializada para que melhorem a qualidade da produção e façam o planejamento do plantio de acordo com o que o mercado precisa, além de conseguirem se organizar para vender para o poder público via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Super Chef Merendeira é mais uma iniciativa que vem para fortalecer a agricultura familiar, pois incentiva o poder público a adquirir produtos oriundos dos produtores locais.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Sebrae/MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2024 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: